quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Jack Smith: Trabalhos de teatro e desempenho!

Jack Smith (1932-1989) é uma figura central na história cultural do cinema, performance e arte do centro de Nova York. Ele começou a produzir o trabalho no final da década de 1950 e se tornou um dos artistas mais bem sucedidos e influentes que trabalhavam nos anos 60, 70 e 80.

Inspirado nas subculturas de Nova York, filme subterrâneo e desempenho experimental, Smith criou uma fantástica ficção mundial em torno de seu desgosto com a cultura de consumo americana contemporânea e um fascínio por falso Hollywood, bem como pelo exotismo orientalista.

Através de suas próprias façanhas artísticas e pessoais, Smith desenvolveu uma personalidade verdadeiramente excêntrica e cativante. Ao longo de três décadas, ele transformou o centro de Nova York em um ambiente teatral para seus empreendimentos em filmes e fotografia.

Smith na liderança do desenvolvimento

Durante o final da década de 1960 e 1970, Smith liderou o desenvolvimento de uma cena de teatro subterrâneo, apresentações de teatro em lofts, candeeiros e outros espaços não convencionais, em todo o que ele chamou de "ilha alugada" de Manhattan.


Essas apresentações vagamente escritas e tardias obscureciam a distinção entre performance íntima e espetáculo público. Entre 1969-1971, Smith realizou uma série de atuações de loft em andamento dentro de seu próprio espaço de teatro de dois andares, conhecido como 'Plaster Foundation', do qual ele foi expulso em 1971. Esse despejo subsequentemente estimulou uma diarreia teatral contra proprietários e landlordism.

A exposição no The Modern Institute baseia-se em obras de desempenho icônicas da Smiths, apresentando filmes, alambiques fotográficos, adereços de teatro e efêmeras de várias performances da Smith, como um contínuo do show 'Theatre and Performance Works' realizado na Gladstone Gallery, em Bruxelas, em 2014.

O show em Bruxelas teve sua inspiração original da grande exposição grupal "Rituais da Ilha Alugada: Object Theater, Loft Performance, e o New Psychodrama-Manhattan, 1970-1980" (com curadoria de Jay Sanders), que abriu no Whitney Museum of Arte Americana em 2013, e foi a primeira pesquisa da performance de Smith e obras de teatro da década de 1970.

Desempenho de Smith

O "teatro e as obras de desempenho" incluem material de quatro trabalhos seminais produzidos por Smith nos anos 60, 70 e 80, além de apresentar o filme Smith's 1964-69, "Exotic Landlordism". As peças exemplificam os muitos elementos para o trabalho de desempenho de Smiths, desde a apresentação da Fundação Plaster 'Brassieres of Atlantis' (c.1970), para 'Irracional Landlordism of Bagdad', uma apresentação originalmente apresentada na Feira de Arte de Colônia em 1977, que apresentou elaboradamente elaborado sutiãs, e através de obras subsequentes "O segredo da ilha alugada" (c.1977) e 'I Danced with a Penguin' (1983).


Juntos, essas obras iluminam a maneira única e complexa de interpretação e tradução de cultura contemporânea da Smith. Eles enfatizam o seu contributo vital para o legado de arte e filme experimental, baseada em desempenho e sua incrível influência sobre uma geração de artistas de cinema inovadores que emergiriam do centro da cidade de Nova York.

Em conjunto com a exposição, o Instituto Moderno está trabalhando com o LUX Scotland para hospedar um evento de triagem no exterior do filme de Smith's 1963-65 'Normal Love', com uma introdução de Isla Leaver-Yap. A triagem terá lugar em 19 de fevereiro entre as 19h e as 22h, em uma localização no andar superior em Argyll Arcade, Glasgow.

Jack Smith nasceu em Columbus, Ohio em 1932 e morreu em Nova York em 1989. Ele foi o tema da exposição 'Rituais da Ilha Alugada: Object Theater, Loft Performance, e o New Psychodrama-Manhattan, 1970-1980' no Whitney Museum of American Art em 2013; e 'Jack Smith: Normal Love' no MoMA PS1, Nova York, 2012. Em 1997, a PS1 apresentou uma retrospectiva do trabalho de Jack Smith, intitulada 'Criação flamejante', que viajou para o Museu Warhol em Pittsburgh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário